CCBB apresenta “BrĂĄs Cubas” em montagem inĂ©dita da ArmazĂ©m Companhia de Teatro

Com patrocĂ­nio do Banco do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe a estreia nacional do novo espetĂĄculo da ArmazĂ©m Companhia de Teatro, “BrĂĄs Cubas”, versĂŁo cĂȘnica de Paulo de Moraes para a obra-prima de Machado de Assis, que traz o Bruxo do Cosme Velho para o centro da cena.

O Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe a estreia nacional do novo espetĂĄculo da ArmazĂ©m Companhia de Teatro, “BrĂĄs Cubas”, versĂŁo cĂȘnica de Paulo de Moraes para a obra-prima de Machado de Assis, que traz o Bruxo do Cosme Velho para o centro da cena, como personagem. Com dramaturgia de MaurĂ­cio Arruda Mendonça, a nova montagem da ArmazĂ©m tem elenco formado por Bruno Lourenço, Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Felipe Bustamante, Lorena Lima e SĂ©rgio Machado, iluminação de Maneco QuinderĂ©, cenografia de Carla Berri e Paulo de Moraes, figurinos de Carol Lobato e direção musical de Ricco Vianna. A temporada no CCBB Rio de Janeiro serĂĄ de 23 de agosto atĂ© 01 de outubro, de quarta Ă  sĂĄbado, Ă s 19h, e domingos, Ă s 18h, para maiores de 14 anos, com ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura.

Foi a partir da 1881, com MemĂłrias PĂłstumas de BrĂĄs Cubas, seguido por Quincas Borba, Dom Casmurro, EsaĂș e JacĂł e Memorial Aires que Machado de Assis começou a desenvolver seu extraordinĂĄrio realismo psicolĂłgico, permeando seus romances com impetuoso sarcasmo. MemĂłrias PĂłstumas de BrĂĄs Cubas Ă© considerado um romance original desde a sua dedicatĂłria “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadĂĄver” e prossegue na ideia de um defunto autor que, para fugir ao tĂ©dio do tĂșmulo, escreve suas memĂłrias.

– BrĂĄs Cubas Ă© um dos personagens mais icĂŽnicos da literatura brasileira. Tratar de um personagem pretensioso e prepotente, um recordista de fracassos, que tĂȘm uma aversĂŁo por si mesmo absolutamente merecida – e que nos fala tanto sobre a formação da elite brasileira –, era muito sedutor. Mas traduzir a experimentação formal de Machado para o palco – conversando com o pĂșblico de hoje – me parecia desafiador. Porque Machado escreve com um nĂ­vel de sutileza raro. EntĂŁo, com certeza o nosso grande embate durante a descoberta da peça tem sido como fazer com que essa literatura sutil se transforme numa ação dramĂĄtica contundente. –, declara o diretor Paulo de Moraes.

A dramaturgia de “BrĂĄs Cubas”, assinada por MaurĂ­cio Arruda Mendonça, Ă© uma adaptação do romance de Machado de Assis, mas nĂŁo uma adaptação no sentido clĂĄssico porque insere o prĂłprio autor na peça, como personagem. “O espetĂĄculo tem uma certa vinculação com o sonho. A gente constrĂłi essa histĂłria como se estivĂ©ssemos dentro da casa do Machado, acompanhando a sua criação. E o ponto central da nossa adaptação Ă© o delĂ­rio que o personagem do BrĂĄs tem momentos antes de sua morte.”, comenta Paulo de Moraes.

A peça da ArmazĂ©m desmembra o personagem BrĂĄs Cubas em dois. SĂ©rgio Machado interpreta BrĂĄs Cubas desde seu nascimento atĂ© sua morte (nĂŁo necessariamente nessa ordem) e Jopa Moraes assume BrĂĄs Cubas jĂĄ como o defunto que narra suas memĂłrias pĂłstumas. “Esse defunto estĂĄ pouco vinculado ao sĂ©culo 19, quer e precisa se comunicar com as pessoas de agora”, comenta o diretor. A dramaturgia tem uma estrutura em trĂȘs planos: o plano da memĂłria – que sĂŁo as cenas vividas por BrĂĄs; o plano da narrativa – onde entram as divagaçÔes e reflexĂ”es do defunto; e um terceiro plano em que o prĂłprio Machado de Assis (vivido por Bruno Lourenço) invade sua narrativa com comentĂĄrios que visam conectar contemporaneamente suas crĂ­ticas Ă  sociedade brasileira. “Nosso Machado nĂŁo Ă© um personagem biogrĂĄfico. Embora todas as questĂ”es que o personagem coloque na peça tratem de assuntos sobre os quais Machado escreveu, estĂŁo colocadas em contextos diferentes. É uma brincadeira a partir de detalhes biogrĂĄficos. Um personagem imaginĂĄrio tentando se comunicar com o nosso tempo.”, finaliza Paulo.

Privilegiando acessibilidade do pĂșblico, alĂ©m dos lugares para cadeirantes, durante a temporada haverĂĄ uma sessĂŁo com intĂ©rprete de Libras e Audiodescrição. Acompanhe as redes sociais do CCBB @ccbbrj bb.com.br/cultura e da @armazemciadeteatro para saber mais a respeito desta e de outras notĂ­cias do “BrĂĄs Cubas” da ArmazĂ©m Companhia de Teatro.

O “BrĂĄs Cubas” da ArmazĂ©m Companhia de Teatro dĂĄ continuidade a celebração dos 35 anos de sua formação.

Ficha técnica

Direção: Paulo de Moraes
Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça
Montagem da Armazém Companhia de Teatro
Elenco/personagens: Sérgio Machado (Brås Cubas), Jopa Moraes (Defunto), Bruno Lourenço (Machado de Assis), Isabel Pacheco (Virgínia), Felipe Bustamante (Quincas) e Lorena Lima (Marcela e Natureza).
MĂșsicos em cena: Ricco Viana ou Rafael Tavares
Cenografia: Carla Berri e Paulo de Moraes
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurinos: Carol Lobato
Direção Musical: Ricco Vianna
Preparação Corporal: Patrícia Selonk e Paulo Mantuano
Colaboração na Dramaturgia: Paulo de Moraes
Designer GrĂĄfico: Jopa Moraes
Fotografias: Mauro Kury
Cabeça do Hipopótamo: Alex Grilli
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Direção de Produção: Patrícia Selonk e Bruno Mariozz
Produção Executiva: Sérgio Medeiros
Assistente de Produção: Amanda Rumbelsperger
Coordenação do Projeto: Paulo de Moraes e Patrícia Selonk
PatrocĂ­nio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Serviço

Estreia nacional de “BrĂĄs Cubas”: dia 23 de agosto de 2023, quarta-feira, Ă s 19h
Temporada: de 23 de agosto a 01 de outubro de 2023
Dias e horĂĄrios: Quarta Ă  sĂĄbado, Ă s 19h, e domingo, Ă s 18h.
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
InformaçÔes: 21 3808-2020 | [email protected]
Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura
Funcionamento do CCBB Rio: de quarta a domingo, das 9h às 20h (fecha às terças).
Capacidade de pĂșblico: 153 lugares
Classificação: Indicado para maiores de 14 anos.
Duração: 110 minutos