A chef Gabi Mahamud, especializada em alimentação alternativa, que acaba de lançar o livro de receitas Flor de Sal (www.flordesal.blog.br), preparou uma sugestão bem especial: Torta de chocolate mais saudável do mundo. A torta não leva farinha e refinados. Vegana, é fonte de fibras e proteínas, além de ser antioxidante.

Diferenciais: a torta não leva nenhuma farinha e nenhum refinado. Vegana, é fonte de fibras e proteínas, além de ser antioxidante.

Ingredientes

1½ xícara de grão-de-bico cozido
1 xícara de maçã sem cabo e sem sementes picadinha
½ xícara de melado de cana
½ xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de café solúvel (opcional)
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha uma pitada de sal
¼ de xícara de óleo de coco ou manteiga de cacau
⅓ de xícara (90 g) de chocolate amargo picado

Modo de preparo

1 – Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma fôrma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.

2 – Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.

3 – Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.

4 – Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.

5 – Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca; então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.

Sobre a chef: aos 26 anos, a chef Gabi Mahamud é um dos grandes nomes nacionais quando o assunto é alimentação alternativa. Autora do livro Flor de Sal, a profissional assumiu o amor pelas panelas após lutar contra a depressão e perceber que deveria trabalhar com algo em que realmente acreditasse, que contribuísse para melhorar o mundo.

No final de 2016, a chef ganhou destaque em todo Brasil ao fundar o GoodTruck, projeto que leva comida de qualidade a quem não tem o que comer, recolhendo e preparando alimentos que iriam para o lixo em restaurantes e supermercados. Gabi foca o seu trabalho em ensinar a reduzir o desperdício de alimentos por meio de mudanças de hábitos e da conscientização dos consumidores.

Anterior Manu Gavassi lança clipe com Ana Caetano, do duo AnaVitória
Próximo Receita especial de Risoto de Abobrinha com Atum