Teresa Lopes interpreta Leci Brandão


Teresa Lopes interpreta Leci Brandão no Samba nas Feiras. A roda de samba mais tradicional e democrática de Brasília chega à Feira Modelo de Sobradinho no próximo domingo

O samba pede passagem e desembarca, cheio de malemolência, na Feira Modelo de Sobradinho. Domingo, 09 de outubro,a partir das 11h, o projeto Samba nas Feiras, comandado pelos grupos Adora Roda e Filhos de Dona Maria, recebe a cantora brasiliense Teresa Lopes para uma roda de samba comemorativa e gratuita em homenagem à uma das mais importantes e engajadas vozes femininas do gênero – Leci Brandão.

Teresa Lopes é uma fiel representante do samba produzido em Brasília e do legado cultural de grandes cantoras negras brasileiras. Conhecida pela interpretação diferenciada, grande potencial vocal, pesquisa de repertório refinada e musicalidade marcadamente influenciada pelas sonoridades afro-brasileiras vem, no decorrer de seus 15 anos de carreira, contribuindo ativamente para a difusão do samba na capital federal. Já se apresentou com nomes consagrados, como Almir Guineto, Luis Carlos da Vila, Neguinho da Beija Flor e Dona Ivone Lara.

No Samba nas Feiras, a cantora interpreta clássicos do sambas gravados por Leci, composições marcadas por questões sociais relacionadas à mulher, ao movimento negro e às religiões de matriz africana.

Primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira, Leci Brandão sofreu, em seus mais de 40 anos de carreira, momentos de boicote do mercado fonográfico. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas por questões políticas e sociais. Atenta à realidade brasileira, os sambas que compõe ou interpreta são verdadeiros manifestos políticos em defesa das chamadas “minorias”, da liberdade, da edução e do respeito à diversidade.

Além da representatividade na música, a multi-instrumentista Leci Brandão atuou como atriz, comentarista, conselheira da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial – Seppir e está em seu segundo mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Feira de Sobradinho

A Feira Modelo de Sobradinho é a concretização de um sonho para os feirantes e moradores da cidade. Reaberta em 2014, traz uma variada oferta de produtos que vão desde verduras frescas a eletrônicos, roupas, presentes e brinquedos. As barracas de alimentação trazem uma infinidade de opções com comida tradicional das feiras brasileiras, além de gêneros alimentícios, como queijos e temperos.

Serviço

Samba nas Feiras – Feira Modelo de Sobradinho (Quadra Central de Sobradinho)
Data: 09 de outubro de 2016
Horário: 11h
Entrada Franca

Anterior Oficina Teatral prática de dramaturgia
Próximo Baile com Valesca e Mc Guimê