Teatro de Férias ocupa o Espaço Cena com quatro espetáculos


Teatro de Férias
A cada final de semana, os artistas fazem uma peça diferente | Foto: Divulgação

Cinco notáveis das artes cênicas, vindos de diferentes escolas, realizam ocupação do Espaço Cena com curtas temporadas 

Com a ideia de movimentar a cena teatral no período de férias, o ator, performer e diretor teatral Leonardo Shamah, convidou o ator e músico, Marco Michelângelo; a atriz e professora de teatro, Adriana Lodi, o diretor e coreógrafo, Édi Oliveira, e Ana Flávia Garcia, atriz, palhaça e pesquisadora em comicidade física. Juntos, estes notáveis das artes cênicas do DF criaram quatro espetáculos, que ficam em cartaz de 12 de janeiro a 4 de fevereiro, no Espaço Cena. A cada final de semana, tem uma peça diferente.

Com caráter celebrativo, comum nos encontros entre grandes criadores cênicos, e também de descanso, os artistas se dispuseram ao exercício de imaginar onde passariam suas férias. E foi a partir dessas motivações, que imaginaram quais temas poderiam ser abordados em seus espetáculos. Cada peça foi concebida a quatro mãos, sendo Shamah o único artista presente em todos os espetáculos.

“Essa ocupação surge do desejo de realizar espetáculos expressos, partindo do princípio de se oferecer ao público opções para ir ao teatro, já que são poucas nesse período do ano”, comenta Shamah. Quanto à escolha dos parceiros para este projeto, ele revela seu desejo de encontrar pessoas artísticas e sensíveis “com quem ainda não trabalhei, mas com quem imagino me divertir em férias”.

Em cada final de semana, quem for à ocupação Teatro de Férias, “vai conferir peças que são fruto do encontro entre artistas com pesquisas e interesses específicos nas artes da cena”, diz Shamah, e segundo ele, as encenações “partiram da experiência de criar sem responsabilidade, porém, que trouxessem a fusão entre música, dança, literatura, teatro e performance, com humor e inteligência”.

A programação tem início com Aeroporto Internacional de Pasárgada, por Marco Michelângelo e Leonardo Shamah. No local onde as férias geralmente começam, um aeroporto, dois agentes de viagem tentam entreter os viajantes com músicas, histórias e curiosidades da aviação. Depois, com Adriana Lodi e Leonardo Shamah no elenco, vem Deserto Vertical. Da vontade de estar em grandes centros urbanos, provocações acerca da distância que surge para a comunicação sensação do artista de estar perdido como em um deserto, porém, no meio da multidão e de arranha-céus.

A terceira montagem é Fiorde, meu lugar é o fim, com Edi Oliveira e Leonardo Shamah. A imagem de uma paisagem fria e solitária, onde se imagina férias sem a obrigação de se sentir feliz e convida à contemplação da existência. Encerrando a ocupação, tem Ana Flávia Garcia e Leonardo Shamah em Madrugadagem. Um devaneio sobre o que se faz quando trocamos o dia pela noite. O que acontece na madrugada, quando não é preciso acordar cedo. Essa transgressão do tempo social, talvez seja o maior ícone das férias.

Serviço

Ocupação do Espaço Cena – Teatro de Férias

Endereço: CLN 205, Bloco C
Temporadas: de 12 de janeiro a 4 de fevereiro
Dias e horário: de sexta a domingo, sempre às 20h
Ingressos: 20,00 (meia, para professores, estudantes, pessoas com deficiência física e maiores de 60 anos)
Informações (61) 9 9697.7797

Apoios: Espaço Cena Brasília – Andaime Cia. de Teatro – Casa das Antas – Teatro de Açúcar – Dança Pequena – Ilha Design – Baleia Filmes – Território Cultural.

Programação

Dias 12, 13 e 14/01, às 20h
Aeroporto Internacional de Pasárgada, com Marco Michelângelo e Leonardo Shamah.
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início da sessão

Dias 19, 20 e 21/01, às 20h
Deserto Vertical, com Adriana Lodi e Leonardo Shamah
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início da sessão

Dias 26, 27 e 28/01, às 20h
Fiorde, meu lugar é o fim, com Édi Oliveira e Leonardo Shamah
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início da sessão

Dias 02, 03 e 04/02 às 20h
Madrugadagem, com Ana Flavia Garcia e Leonardo Shamah
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início da sessão

Anterior k-drama: a febre coreana chega ao Brasil em literatura
Próximo DF Plaza Shopping traz diversão para todas as idades