Oficinas infanto-juvenis da Caixa


Oficinas infanto-juvenis da Caixa Cultural Brasília serão inspiradas nas obras de Anna Bella Geiger. Crianças e jovens que participarem dos cursos farão uma cápsula do tempo para ser reaberta no futuro

Em junho, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira da CAIXA Cultural Brasília oferece a crianças e jovens de grupos agendados a oficina Cápsula do tempo. Inspirado na exposição Gavetas de Memórias, da artista carioca Anna Bella Geiger, em cartaz até 26 de junho, o curso ensinará a produzir uma cápsula com cartas e memórias para ser aberta em uma data futura, combinada previamente pelos alunos, ou para ser escondida e encontrada naturalmente no futuro.

Indicada para crianças acima de 7 anos e adolescentes, a atividade será focada na produção, com garrafa pet, dos recipientes para guardar as informações, memórias e objetos escolhidos pelos grupos. As cápsulas intencionais são feitas propositadamente para serem abertas em datas pré-determinadas. Já as cápsulas não intencionais são achados arqueológicos que preservam informações de antigas civilizações e que têm uma grande importância cultural.

A proposta das oficinas é proporcionar novas possibilidades de expressão que esses jovens ainda não conheciam e mostrar que as gavetas de Anna Bella funcionam como registros daquilo que fazia parte do imaginário da artista desde a sua infância. Em gavetas de ferro, de arquivos antigos, objetos escolhidos por Geiger foram transformados e ficaram guardados durante anos para serem ressignificados posteriormente.

Este mês não haverá oficina nos fins de semana. Os cursos de 30 minutos ocorrem de terça a sexta, em dois horários (10h e 15h) para grupos agendados pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com.

Os alunos terão à disposição diversos materiais para que cada um possa escrever sua mensagem para ser colocada na cápsula do tempo. Pode ser uma carta escrita para alguém no futuro ou para si mesmo; ou um desenho de si mesmo com o máximo de detalhes possíveis e o que estava sentindo no momento da oficina. As turmas serão preparadas para levar objetos que gostariam de colocar na capsula, como brinquedos pequenos, fotos, cartões postais, moedas cunhadas no ano atual, fotos de celebridades favoritas e folhetos de restaurantes.

CAIXA Gente Arteira

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira surgiu em 1980 como uma série de ações pedagógicas associadas ao recém-criado Museu da CAIXA. Em 2003, passou a se concentrar na formação educacional de crianças carentes. Três anos depois, ampliou as atividades para todas as idades e diversificou seu público. Um dos principais objetivos é gerar conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Em 2015, o Programa Gente Arteira atendeu 18.577 pessoas e 569 instituições, em 1.138 oficinas e mediações, e arrecadou 1.635kg de alimentos não perecíveis, destinados a diversas instituições do Distrito Federal e entorno, cadastradas pela CAIXA Cultural Brasília. Os grupos agendados têm direito à transporte e lanche dados pela CAIXA.

Serviço

Oficina Infanto-juvenil Cápsula do Tempo do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: terça a sexta-feira, às 10h e às 15h (para grupos agendados).
Duração: 30 minutos
Vagas: 45
Agendamentos: pelo e-mailsupervisao.df@gentearteira.com
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Contato: Silvia Turina |orientacao.df@gentearteira.com | 61 3206-9892

Anterior Rogério & Matheus em Brasília
Próximo VI edição do IESB em Cena