5 formas de consumir tâmaras para garantir corpo, pele e cabelo mais bonitos e saudáveis

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ensina a aproveitar os melhores benefícios da fruta em receitas práticas e ideais para o dia a dia

Toda mulher quer se sentir linda em qualquer fase da vida, para isso, uma alimentação saudável é item indispensável. E, falando em saúde e beleza, a tâmara pode ser uma ótima aliada para o corpo, pele e cabelo. Para incluir na rotina do dia a dia, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas para aproveitar os melhores benefícios da fruta.

Pra começo de conversa, a tâmara tem benefícios de sobra. Rica em antioxidantes, auxilia no combate aos radicais livres e previne o envelhecimento precoce – o resultado disso é uma pele mais viçosa, cabelos mais fortes e corpo mais saudável. Fonte de fibras, também garante saciedade em meio à correria da rotina e favorece o funcionamento do intestino – a constipação é um problema muito comum entre o grupo feminino. Já para os terríveis dias de TPM, em que a mulher tem grande variação de humor e uma vontade enorme de comer doces, também vem como a opção perfeita, pois é docinha, fonte de vitamina B6, que reduz os diversos sintomas da tensão pré-menstrual e até de carboidratos complexos, que fornecem energia.

E, para garantir uma vida mais ativa e saudável, ainda tem mais. O cálcio atua na saúde óssea, muscular, cardíaca e dentária, o magnésio e o potássio favorecem a saúde muscular e cardíaca, o selênio previne o envelhecimento precoce, as vitaminas do complexo B auxiliam o metabolismo energético, na prevenção de anemias e no bom funcionamento do sistema nervoso central.

Quando consumir? As tâmaras são boas opções para a sobremesa – seu teor de açúcares naturais mata a vontade de doce de forma saudável, ou até nos lanches da tarde (dá pra levar na bolsa para qualquer lugar). Já para as mulheres com uma rotina fitness, a fruta é um ótimo pré-treino e garante a energia necessária para o corpo durante os exercícios físicos. Para quem sofre com a constipação, o ideal é consumi-la desidratada logo pela manhã. Atenção somente às mulheres com diabetes, que devem consumir em pequenas quantidades.

A qualquer hora, uma receita especial e cheia de sabor. Para incluir a tâmara no dia a dia, Renata indica 5 formas irresistíveis de consumo:

Pasta de avelã com tâmara

1 xícara de tâmaras sem caroço
1 xícara de avelãs sem casca
1 col de sobremesa de cacau em pó
Pique as tâmaras e deixe hidratando em um recipiente com água suficiente para cobri-las
Bata no processador as avelãs sem casca até que forme uma farinha
Acrescente o cacau em pó e as tâmaras hidratadas
Bata até formar uma pasta homogênea
Se necessário, acrescente pequenas quantidade de água para ajudar a bater
Sirva com frutas, biscoitos de arroz, recheio de tapiocas e panquecas.

Tâmara para substituir açúcar em bolos

Para cada xícara de açúcar da receita, use ½ xícara de tâmara sem caroço hidratada.
Bata as tâmaras no liquidificador ou processador até formar uma pasta.
Em seguida, bata os ingredientes líquidos do bolo até que as tâmaras fiquem completamente trituradas.
Use em todo tipo de bolo.

Shake com tâmara

1 banana madura congelada
2 tâmaras sem caroço
1 pitada de canela
200 mL de leite de amêndoas
Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida

Docinho de tâmara

1 xícara de tâmaras sem caroço
2 bananas
1 colher de chá de cacau em pó
½ xícara de coco ralado
Hidrate as tâmaras por 20 minutos e em seguida bata no processador até formar uma pasta.
Acrescente a banana, o cacau e o coco e bata até formar uma pasta mais consistente.
Se necessário, acrescente mais coco ralado para dar o ponto de enrolar.
Faça bolinhas e sirva em forminhas de brigadeiro

Tâmara recheada

50g de gorgonzola
1 colher de sopa de creme de ricota
Tâmaras inteiras sem caroço
Amêndoas laminadas
Faça um creme misturando o queijo gorgonzola com o creme de ricota
Recheie cada tâmara com o creme e acrescente as lâminas de amêndoas para decorar.
Sirva em seguida.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 41 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
É gostoso comer bem!

Acesse: www.redeoba.com.br

Anterior Aproveite a temporada da goiaba para fazer sobremesas
Próximo Filho de Janete Clair e Dias Gomes lança seu nono CD