A mostra, realizada no Anexo do Museu Nacional, ocorre de 3 de maio a 3 junho. As fotografias e joias são inspiradas na capital federal

Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a exposição “Brasília em todos os sentidos” tem o objetivo de propor uma experiência sensorial para deficientes visuais e para o público em geral. A mostra ocorrerá de 3 de maio a 3 de junho, no Anexo do Museu Nacional de Brasília.

A exposição apresentará fotografias que trazem Brasília de vários ângulos e sentidos, sob as lentes da fotógrafa e psicóloga Luiza Amadeu. Além disso, serão expostas joias criadas pela designer Joana Prudente, que exploram as formas da arquitetura de Brasília com foco nas curvas de Niemayer, possibilitando aos deficientes visuais sentirem as formas da capital por meio do tato; e ao público em geral, uma nova forma de perceber a beleza de cada canto.

As fotos remetem a lugares onde as pessoas se encontram, espaços culturais do Plano Piloto e das demais Regiões Administrativas. Mostram do Teatro Nacional ao hotel abandonado no centro da cidade, da Catedral à Praça dos Orixás, permitindo aos visitantes terem uma experiência de fotografia palpável. As joias, na simplicidade de suas formas, por sua vez, permitem um passeio tátil pelas curvas e retas da cidade, trazendo a leveza e a beleza que podem ser vistas com os olhos, mas também com as mãos.

Para atender a todos os visitantes da melhor forma, o espaço terá acesso a cadeirantes, monitores, guia de cegos, intérprete de libras e áudio descrição. Além disso, o público poderá explorar o tato e a visão, e também interagir com obras até então afastadas dos expectadores pela impossibilidade de aproximação.

Serviço

Exposição Brasília em Todos os Sentidos
Onde: Anexo do Museu Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF)
Abertura: 3 de maio, às 19h (para convidados)
Período da Exposição: De 3/05 a 3/06, das 9h às 18h30
Como: Os espetáculos contarão com intérprete de libras e áudio descrição
Entrada gratuita e indicação livre
Informações: (61) 99931-7100

Ficha técnica

Designer de joias: Joana Prudente
Fotógrafa expositora: Luiza Amadeu
Curadoria: Nelson Inocêncio
Produção: Lurdinha Danezy
Assistente de Produção: Joana Piantino

Anterior Patrulha Canina no Teatro Brasília Shopping ao Vivo
Próximo “Croma” – Mostra individual de pinturas de Laila Mackenzie