A COREOGRAFIA DA LUZ


Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz
Bailarina Paulla Carvalho | Foto: Julia Salustiano

Está no ar uma campanha para viabilizar a impressão da primeira edição do livro Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz, que vai reunir o trabalho que a fotógrafa brasiliense Julia Salustiano

Os ensaios são feitos desde 2015, com bailarinos e acrobatas brasileiros, em cenários urbanos e naturais, nas cidades de São Paulo, Brasília, Santos e Guarujá. Estes locais viram palco para a expressão corporal e recebem um novo significado poético.

A primeira fase do projeto – da captura das imagens – foi feita com recursos próprios e, agora, a fotógrafa utiliza o crowdfunding para viabilizar a transformação deste trabalho em livro. Este será impresso em cores, com capa dura, e reunirá retratos de cerca de 50 artistas brasileiros. Entre eles, membros de três das maiores companhias de dança do Brasil: o Grupo Corpo, a Cia de Dança Deborah Colker e o Balé da Cidade de São Paulo.

A campanha está sendo feita através do Catarse ( www.catarse.me/corpo-em-movimento), plataforma de financiamento coletivo de projetos, por meio da qual os apoiadores fazem doações e recebem diversas recompensas.

Para cada valor de doação disponível, são oferecidos como recompensa: cartões postais com fotos do projeto, fotografias impressas em formato 30x40cm, ensaio fotográfico, prática fotográfica com a fotógrafa e um(a) bailarino(a) – ao longo de 2018 haverá práticas em São Paulo e Brasília, bolsa no Curso Básico de Fotografia do Espaço f/508 (www.f508.com.br), em Brasília. A campanha também é uma pré-venda do livro. Para adquiri-lo, basta fazer a doação de um dos valores cuja recompensa inclui o livro.

Caso a meta da campanha seja atingida até o dia 14 de Dezembro, o projeto será financiado e o livro será lançado até o final do primeiro semestre de 2018, quando todos os colaboradores da campanha receberão seus produtos pelos Correios – ou poderão retirá-los pessoalmente nos locais onde houver eventos de lançamento do livro.

“Desde o início do projeto, compartilho as imagens em minhas redes sociais, em meu site e outros canais de mídia que publicaram matérias sobre o trabalho. Quantas mensagens não recebi de pessoas que se sentiram inspiradas a se expressar através do corpo ou, ao menos, buscar um pouco mais de leveza em seu dia a dia. Diariamente, para mim, o projeto representou a busca de que essas imagens inspirassem cada vez mais pessoas. E, agora, o desejo de que as fotografias possam ser revisitadas a qualquer momento, ao alcance das mãos, acessando os sentidos em um nível de envolvimento, interação e memória que só um livro oferece” – diz Julia Salustiano.

Sobre a fotógrafa e como surgiu o projeto

Fotógrafa, 30 anos, Julia Salustiano encontrou no registro da dança, das acrobacias aéreas e do universo feminino suas maiores paixões. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, atuou na fotografia de casamentos durante 4 anos. Estudando sobre expressão corporal para melhor dirigir seus retratos, encontrou referências que a fizeram se apaixonar pelo registro de movimentos da dança.

Iniciou então, em 2015, o projeto por meio do qual realiza ensaios com bailarinos e acrobatas, visando o estudo da expressão corporal. No ano seguinte, passou a se dedicar integralmente a ensaios com bailarinos e acrobatas, a editoriais para marcas de roupas voltadas a este segmento, e ensaios femininos. Atualmente reside em Santos e trabalha em São Paulo, Santos e Brasília.

Em 2017, foi palestrante do Pense Foto, evento voltado à fotografia, realizado em Criciúma/SC. Teve seu trabalho publicado na 8ª edição da Revista Traços, na revista FHOX, no jornal Correio Braziliense, na revista C-heads Magazine, no site Papo de Fotógrafo, no site Follow the Colours, no site Slippery Edge, na revista Air Mag e na revista B-authentique

Anterior RÉVEILLON COM SAMBA NO PÉ
Próximo A SEQUÊNCIA DA COMÉDIA