Concerto Clássico Europeu traz três atrações internacionais de peso no encerramento da XIV Semana da Europa

Para fechar com chave de ouro a XIV da Semana da Europa em Brasília, o Concerto Clássico Europeu traz a capital federal o maestro regente Piotr Sulkowski, da Polônia, o violinista italiano Domenico Nordio e a cantora mezzo-soprano portuguesa Cátia Moreso. A apresentação, ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), será no dia 15 de maio (terça-feira), às 20h, no Cine Brasília (EQS 106/107). Entrada franca e livre para todos os públicos.

As atrações – Piotr Sulkovski é maestro e regente, diretor geral e artístico da Orquestra Filarmónica de Olsztyn, na Polônia. Foi regente e depois o diretor artístico da Ópera de Cracóvia e de Wildwood Festival Opera Orchestra AR (USA). Também é co-fundador da Ópera da Câmara de Cracóvia, com a qual realizou diversas produções. Nos anos de 2008-09, trabalhou como vice-diretor do Coro da Rádio Polonesa em Cracóvia, foi diretor musical da Orquestra Sinfônica de Toruń (2009 – 2011) e também o primeiro regente convidado da Orquestra Sinfônica de Signature (2008 – 2014) em Tulsa (EUA).

Já ​Domenico Nordio é um dos musicistas mais aclamados do nosso tempo. Apresentou-se nas mais prestigiadas salas do mundo (Carnegie Hall de New York, Salle Pleyel de Paris, Teatro alla Scala, de Milão, Barbican Center de Londres, Suntory Hall de Tóquio), com importantes orquestras (entre elas, a London Symphony, a National de France, a Accademia di Santa Cecilia de Roma, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orchestra Borusan de Istambul, a Enescu Philharmonic, a Simon Bolívar de Caracas, a Nazionale da RAI, a SWR Sinfonieorchester de Stuttgart, a Moscow State Symphony) e com maestros como Flor, Steinberg, Casadesus, Luisi, Lazarev, Aykal.

​Aclamada pela crítica pelo “registo grave refinado e bronzeado, e seus agudos potentes e ressonantes”, a mezzo-soprano portuguesa Cátia Moreso estudou no Conservatório Nacional de Lisboa e na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde obteve a licenciatura em canto e o grau de Mestre (Curso de Ópera). Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Lionel Anthony Charitable Trust, estudou ainda no National Opera Studio com Susan Waters. Venceu o 2º Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa e recebeu também o Prémio Bocage no Concurso Luísa Todi e o 1º Prémio no Concurso de Canto José Augusto Alegria. Em 2013 ganhou o prémio Aria friends bursary do Wexford Opera Festival.

Por que fazemos a Semana da Europa?

A Semana da Europa é a melhor oportunidade para brasileiros vivenciarem a experiência de mergulhar no magnífico mundo europeu e suas diversidades, sem sair do Brasil.

A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.

“O ato em si tinha como finalidade a prosperidade econômica, mas sem perder de vista o ideal de construir uma Europa unida e pacífica, sob os mesmos objetivos e valores”, afirma Rosa Sánchez-Cascado Nogales, presidente da EUNIC Brasília.

Sabe quem promove isso tudo?

​Todos os eventos da Semana da Europa são promovidos pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil.

Os integrantes da EUNIC Brasil estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Hoje, existem cinco clusters – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Quer saber como surgiu a Semana da Europa?

A Semana da Europa no Brasil começou em 2004, como um projeto de apenas três institutos – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília.

Atualmente, é organizada por uma associação que já reúne 44 instituições, representando estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.

Mas o que é EUNIC?

A EUNIC é uma rede formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da EU e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.

Serviço

Data: 15 de maio
Horário: 20h
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 – Asa Sul
Entrada franca
Livre para todos os públicos

Programa

​A.Dvorak – Dança Eslava Op.46 no.1
Max Bruch- Concerto em sol menor para violino e Orquestra
Violinista Domenico Nordio
Bizet, Opera Carmen; Habanera e Seguidilla
Lk
Opera Don Carlo “O Don Fatale”
Saint Saens – mon coeur a ta voix
Verdi
Mezzo-Soprano Catia Moreso
Richard Strauss – Til Eulenspiegel
Maestro – Piotr Sulkovski

Anterior Chefs nos Eixos chega a sua 10ª edição no dia 20 de maio
Próximo Confira a receita de Sangria da Café Orfeu Cafés Especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *